Notícias
pesquisa

Fapesp e ANR lançam chamada para apoiar projetos em química sustentável

Redação - Agência Fapesp - 14/02/2013

A ANR - Agence Nationale de la Recherche -, da França, lançou nova chamada de propostas para selecionar e apoiar projetos de pesquisa conduzidos em parceria por pesquisadores da França e de instituições de ensino superior no Estado de São Paulo. A chamada integra o Programa CD2I 2013 Química Sustentável - Indústria - Inovação e está de acordo com os termos do Acordo de Cooperação celebrado entre a ANR e a Fapesp.

Para a edição de 2013, o programa está estruturado a partir de três eixos temáticos: Recursos, rotas sintéticas e produtos alternativos inovadores; Reações e processos eficientes; e Química e processos a serviço de grandes desafios ambientais.

As propostas devem ser submetidas até o dia 23 de fevereiro diretamente à ANR, pelo proponente parceiro na França, conforme regras descritas na Chamada de Propostas publicada pela ANR.

Para o pesquisador do Estado de São Paulo, a proposta colaborativa poderá ser tramitada na Fapesp como Auxílio à Pesquisa nas modalidades Regular ou Projeto Temático, conforme determinado pelo pesquisador.


Após finalizado o período de submissão à ANR, os pesquisadores de São Paulo serão oportunamente contatados pela Fapesp para providenciarem, em prazo a ser estipulado, documentação complementar imprescindível conforme as normas usuais da Fundação para a modalidade escolhida.

Cada projeto será financiado por um período de 24 a 48 meses. A média de financiamento indicativa por cada signatária é de € 250 mil para um projeto com duração de três anos.

Mais informações no site da Fapesp.