Notícias
crescimento populacional

Faltará alimento, água e energia no mundo, diz ONU

Vanessa Daraya - INFO Online - 06/02/2012

Um relatório da ONU (Organização das Nações Unidas) divulgado na segunda-feira (30) garante que o mundo não terá alimento suficiente no futuro, caso o crescimento populacional continue no mesmo ritmo.

Isso porque a população mundial foi estimada em sete bilhões em 2011. A previsão é de que este número aumente em até três bilhões nos próximos 20 anos. Portanto, a demanda de recursos também aumentará.

Segundo a ONU, até 2030, o mundo irá precisar de pelo menos 50% a mais de alimentos, 30% a mais de água e 45% a mais de energia. Se estas necessidades não forem supridas, as três bilhões de pessoas a mais no planeta serão levadas à pobreza.

Atualmente, há mais 20 milhões de pessoas desnutridas do que em 2000. Anualmente, são perdidos 5,2 milhões de hectares de floresta. Além disso, 85% dos estoques de pescaria estão superexplorados ou foram esgotados. Para completar, as emissões de CO2 subiram 38% entre 1990 e 2009.

A ONU também alerta que o desenvolvimento sustentável praticado atualmente não é bom e forte o suficiente. Também é destacada a falta de vontade política para que a situação melhore. Para conseguir um bom patamar de sustentabilidade, seria necessária uma transformação global.

Mesmo que o número de pessoas em situação de pobreza tenha caído e a economia global tenha crescido 75% desde 1992, o estilo de vida das pessoas ainda não é sustentável. O consumo também está cada vez maior, já que o poder aquisitivo da população aumentou.

Diante disso, a ONU fez um painel com recomendações para o desenvolvimento sustentável. Para isso, o relatório afirma que as organizações internacionais devem trabalhar juntas para alcançar uma produtividade duplicada, bem como para reduzir o uso de recursos prejudiciais à biodiversidade.

comments powered by Disqus