Notícias
sustentabilidade

FAAP lança pós-graduação em construção sustentável

Sucena Shkrada Resk - Planeta Sustentável - 10/08/2011

A FAAP - Fundação Armando Álvares Penteado abriu o período de inscrições para o seu primeiro curso de pós-graduação em Construção Sustentável, em São Paulo, que prossegue até 9 de setembro. A especialização é dirigida a engenheiros, principalmente nas áreas química e ambiental, a arquitetos e a administradores e terá a carga horária de 360h/aula. O início das aulas está programado para o dia 14 de setembro. 

Segundo a coordenadora do curso, a engenheira civil e Doutora em Arquitetura, Sasquia Hizuri Obata, o objetivo é preencher uma lacuna presente nas disciplinas na formação da graduação, de como colocar em prática a sustentabilidade no setor e reduzir impactos socioambientais, além de capacitar o profissional a saber optar e aplicar os requisitos das certificações existentes no segmento, de acordo com cada projeto a ser implementado. 

“Hoje só existem duas certificações no setor – Leed e Aqua – além do Selo Azul, uma condicionante da Caixa Econômica Federal, para habitações de interesse popular”, explica. A Etiqueta PROCEL Edifica, relacionada à eficiência energética, é mais um parâmetro novo. 

Para Sasquia, o papel do profissional da construção civil deve contemplar o chamado tripé da sustentabilidade (ambiental, econômico e social). “Precisa saber lidar com essas questões, como orientar um processo de coleta seletiva e a ocupação de espaços com pequenas hortas; ao mesmo tempo, ter noção de impactos de grandes obras, da ação dos ventos e das insolações. O pensamento deve ser a longo prazo, após as construções concluídas”. 

O corpo docente, de acordo com a coordenadora, é formado por professores que atuam na área de certificação, em tecnologia de materiais, na construção de grandes obras de infraestrutura, como hidrelétricaa, e na “arquitetura da terra”. “Os alunos aprenderão, por exemplo, que é possível fazer tinta da terra e ter construções sustentáveis com materiais simples”.

O curso será dividido nos seguintes temas:
- Bioconstrução e Permacultura;
- Conforto e Desempenho Ambiental;
- Conhecimento Sustentável, Responsabilidade Global e Tendências;
- Conservação e Uso da Água;
- Construções Sustentáveis;
- Eficiência Energética em Edifícios;
- Gestão de Resíduos;
- Gestão Integrada, Sistemas e Certificações;
- Impactos Ambientais e Licenciamento;
- Infraestrutura: Grandes Obras e Sustentabilidade;
- Materiais de Construção Civil: Ciclo de Vida e Sustentabilidade;
- Metodologia Científica;
- Planejamento Energético Sustentável;
- Tecnologias Construtivas e Sustentabilidade.

Há um processo seletivo composto por análise curricular, entrevista com o coordenação e análise de documentos.

Pós-Graduação em Construção Sustentável - FAAP
Inscrições: por meio do site http:www.faap.br/pos_graduacao/index.htm
Mais informações podem ser obtidas pelo e-mail: pos.atendimento@faap.br ou pelo telefone: (11) 3662-7449.

comments powered by Disqus