Notícias
arte sustentável

Exposição apresenta perfomance sobre o lixo

Mônica Nunes/Ana Luíza Vastag - Planeta Sustentável - 16/03/2011

A mostra, que abre a programação do "Clima e Consumo em São Paulo", no dia 17, será realizada em bibliotecas públicas e faz parte das intervenções urbanas que ocorrerão no primeiro semestre, nos bairros da subprefeitura da Lapa.

A exposição acontece em três bibliotecas públicas da região da Lapa, com debate sobre os problemas de grande impacto nas mudanças climáticas em São Paulo. O projeto "Homem Refluxo" nasceu de uma ideia original do artista multimídia Peri Pane, que durante uma semana guardou todo o seu lixo sólido em uma capa especial com 43 bolsos de tamanhos variados, chamada de parangolixo-luxo. Todo lixo que Pane produziu durante sete dias era armazenado junto ao seu a corpo, acumulando garrafas, papéis, vidros, jornais, latas, filtros de cigarro, por fim, todos os tipos de embalagens e restos inorgânicos. 

A idéia da experiência foi lançar um olhar diferente sobre a produção industrial e o consumo desmedido de resíduos sólidos a partir da menor célula da sociedade: o indivíduo. Essa performance aconteceu nas ruas de São Paulo e foi gravada em vídeo e registrada em um livro-diário, no site do Homem Refluxo.

No final do percurso da mostra haverá uma reunião na biblioteca Mario Schenberg, para um bate-papo com Peri Pane, o Homem Refluxo.

Serviço:

17, 18 e 19 de março Biblioteca Clarice Lispector
(Rua Jaricunas, 458, Alto da Lapa, São Paulo)

21, 22 e 23 de março Espaço de Leitura Cecília Meireles
(Rua Araçatuba, 522, Vila Romana, Lapa)

24, 25 e 26 de março Biblioteca Mario Schenberg
25 de março - bate-papo com Peri Pane, O Homem Refluxo (Rua Catão, 611, Lapa)

comments powered by Disqus