Notícias
celebração da natureza

Exposição com fotos dos Parques Nacionais celebra o Dia da Amazônia, em Brasília

Suzana Camargo - Planeta Sustentável - 04/09/2014

[img1][box-leia]Se uma imagem vale mais que mil palavras, o que podemos dizer então de uma exposição inteira com fotografias de um dos mais importantes patrimônios naturais do Brasil: os Parques Nacionais da Amazônia.

É exatamente este presente que moradores e visitantes de Brasília vão ganhar a partir de sábado, 06/09, como parte das comemorações do Dia da Amazônia, celebrado em 5 de setembro. A mostra “Parques Nacionais da Amazônia: legado dos brasileiros” será realizada no espaço Israel Pinheiros e tem apoio do WWF-Brasil e do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade.

O público poderá ver, por meio de textos, imagens e totem interativo, a beleza e o valor da biodiversidade das unidades de conservação (UCs) da região amazônica. E as crianças poderão ainda se divertir com jogos educativos.

Os parques nacionais são áreas importantíssimas para a preservação de diversas espécies da fauna e flora brasileiras, mas que infelizmente, sofrem ameaçam constantes. “Queremos mostrar que as unidades de conservação do Brasil são um importante legado para as futuras gerações e que estão ameaçadas por modelos de desenvolvimento que ainda não consideram aspectos de sustentabilidade”, diz Marco Lentini, coordenador do Programa Amazônia WWF-Brasil. “A exposição é uma forma de aproximar o público da biodiversidade brasileira e assim disseminar informações relevantes à conservação de áreas protegidas na Amazônia”.

Os visitantes vão conhecer mais sobre três Parques Nacionais do bioma amazônico: Serra do Pardo (PA), Montanhas do Tumucumaque (AP) e Juruena (AM/MT), já que foram escolhidas fotos destes três locais para a exposição.

A Amazônia é o bioma brasileiro que possui a maior extensão de áreas protegidas. São 134 unidades de conservação - mais de 1 milhão de km2. Os organizadores da exposição esperam que a mostra desperte maior interesse de pesquisadores e turistas para a região.

PARQUES NACIONAIS: LEGADO DOS BRASILEIROS
Data: 06/09 a 05/10
Horário: 9h às 18h, inclusive nos finais de semana
Entrada: gratuita
Local: Espaço Israel Pinheiro, próximo a Praça dos Três Poderes (Eixo Monumental), Brasília/DF

comments powered by Disqus
Tags: