Notícias
FAUNA E FLORA

Exposição convida a contemplar a Mata Atlântica

Suzana Camargo - Planeta Sustentável - 30/05/2014

[img1][box-leia]
Biodiversidade - olhando a vida com outros olhos
é o nome da mostra aberta esta semana no Jardim Botânico de São Paulo*, com curadoria do Instituto de Botânica. O visitante poderá apreciar 14 painéis, com 54 belíssimas imagens da fauna e flora da Mata Atlântica.

As fotos retratam a enorme biodiversidade do Parque Estadual das Fontes do Ipiranga, onde fica localizado o Jardim Botânico. O parque é uma Unidade de Conservação (UC) e abriga um dos mais expressivos remanescentes da Mata Atlântica brasileira, inserido em área urbana do país.

Para os pesquisadores, esta é uma região pra lá de especial pois contém flora de grande importância científica, ornamental e econômica, além de muitas espécies endêmicas e em risco de extinção. São mais de 3 mil espécies de seres vivos.

A abertura da exposição coincide com a recente divulgação de uma triste notícia, que divulgamos aqui no Planeta Sustentável: o desmatamento da Mata Atlântica subiu 9% entre 2012 e 2013, segundo dados da nova edição do Atlas de Remanescentes Florestais da Mata Atlântica, lançado pela Fundação SOS Mata Atlântica e pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe). Vale lembrar que restam somente 12,5% da mata original que os portugueses encontraram aqui quando descobriram o Brasil.

Esta exposição é uma ótima oportunidade para conscientizar filhos e amigos sobre a importância da preservação desse ecossistema nativo do Brasil.

BIODIVERSIDADE - OLHANDO A VIDA COM OUTROS OLHOS
Data: Até 30/09
Horário: 3ª. a domingo, das 9h às 17h.
Local: Jardim Botânico de São Paulo
Endereço: Avenida Miguel Estéfano, 3031, Água Funda, São Paulo/SP.


*Jardim Botânico de São Paulo

comments powered by Disqus