Notícias
kayapós

Expedição médica atende mais de 1.200 índios no Pará

Marina Franco - Planeta Sustentável - 05/05/2011

Durante dez dias na Floresta Amazônica, a 18ª ação dos Expedicionários da Saúde atendeu mais de 1.200 índios Kayapós na região de São Félix do Xingu, no sul do estado do Pará. Foram realizadas 75 cirurgias e 503 procedimentos odontológicos, que segundo o idealizador do grupo, Ricardo Ferreira, foram números surpreendentes.

Além de dentistas, que integraram o grupo pela segunda vez, participaram outros 34 profissionais, como oftalmologistas, clínicos gerais, anestesistas, ortopedistas, ginecologistas e enfermeiros. Deram suporte à expedição três aviões de pequeno porte, que levaram pacientes com necessidade de atendimento urgente.

O preparo para essa expedição começou alguns meses antes, quando os Expedicionários entraram em contato com a Associação Floresta Protegida, que trabalha com comunidades Kayapós. O objetivo era explicar a líderes indígenas como seria a atuação dos médicos na região. Também foi feito um pré-atendimento para que o maior número de cirurgias fosse realizado nos dias da expedição.

Com dez dias de antecedência, foram erguidos barracões de telhado de palha, centros cirúrgicos e três barracas de consultorias que não permitem a entrada de insetos e água e possibilita a instalação de eletricidade e ar-condicionado.

As estruturas foi deixada para as comunidades, que, de acordo com os Expedicionários da Saúde, as utilizam como locais de reuniões e confraternizações.

comments powered by Disqus