Notícias
falta de água

Evento debate plano de contingência do setor de saúde para enfrentar crise hídrica, em SP

Suzana Camargo - Planeta Sustentável - 09/03/2015

[img1][box-leia]Em 1996, 126 pacientes foram intoxicados quando faziam hemodiálise no Instituto de Doenças Renais de Caruaru, em Pernambuco. A intoxicação foi provocada por água contaminada por bactérias, uma espécie de alga. Sessenta pessoas acabaram morrendo.

A investigação do caso, que teve grande repercussão no Brasil, apurou que a água utilizada pelo centro de saúde era retirada da barragem de um rio próximo - e sem tratamento - levada em carros-pipa para a instituição.

Diante da grave crise hídrica que diversos estados da região Sudeste enfrentam e, para que episódios lamentáveis como o de Caruaru não voltem a acontecer, a Associação Paulista de Epidemiologia e Controle de Infecção Relacionada à Assistência à Saúde (Apecih) promoverá, em 14/03, o debate "Crise hídrica: Plano de contingência em serviços de saúde".

Durante o encontro, diversos profissionais de hospitais públicos e privados da capital paulista falarão, entre outros temas, sobre hospital sustentável; análise microbiológica da água; qualidade da água; uso racional do recurso e estratégias para enfrentar um possível racionamento.

O evento, aberto aos profissionais da área de saúde, será realizado no Hospital Santa Catarina, na Avenida Paulista, 200. As inscrições devem ser feitas com antecedência. Maiores informações no site da Apecih.

"CRISE HÍDRICA: PLANO DE CONTINGÊNCIA EM SERVIÇOS DE SAÚDE"
Data: sábado, 14/03
Horário: 8h às 14h
Local: Anfiteatro do Hospital Santa Catarina
Endereço: Avenida Paulista, 200 - Térreo - São Paulo, SP (ao lado da estação Brigadeiro do metrô)

comments powered by Disqus
Tags: