Notícias
solar + eólica

EUA podem ter primeira torre híbrida de energia limpa; veja

Vanessa Barbosa - Exame.com - 05/05/2014

[img1]

[box-leia]Em uma pequena cidade localizada na fronteira entre o estado do Arizona, nos Estados Unidos, e o México, um projeto ambicioso está prestes a se concretizar. Na semana passada, a cidade aprovou por unanimidade a construção da primeira torre híbrida de geração de energia solar e eólica do país.

O projeto, cuja construção está prevista para iniciar em 2018, é desenvolvido pela empresa Solar Wind Energy Tower Inc. Quando concluída, a torre poderá se tornar a segunda estrutura mais alta nos Estados Unidos, segundo o site Gizmodo.

Embora a ideia de combinar energia solar e eólica usando estruturas altas remonte à década de 1960, a torre seria a primeira implementação em larga escala da tecnologia, de acordo com a empresa. Há uma descrição do projeto no site da empresa, explicando seu funcionamento. A estrutura patenteada é composta de um cilindro oco equipado com um sistema de injeção de água, e possui túneis de vento e turbinas na parte inferior.

Os raios do sol superaquecem o topo da torre, enquanto uma névoa de água fria fica pulverizado o diâmetro. A água evapora e o ar frio, mais pesado, é então sugado para dentro dos túneis de vento em velocidades de até 50 quilômetros por hora.

Na parte inferior, as rajadas fazem giras as turbinas eólicas, que produzem energia. O investimento total para a construção da torre está estimado em US$ 1,5 bilhão.

Tags: