Notícias
vamos doar!

Estoque de sangue em SP está em situação crítica

Débora Spitzcovsky - Planeta Sustentável - 05/11/2013

[img1]

[box-leia]Atualizada em 25/11/2013

No mês em que se comemora o Dia Nacional do Doador Voluntário de Sangue, em 25/11, a Secretaria de Estado de São Paulo convoca a população a reservar um tempo na agenda para doar sangue. Mas não é só para celebrar a data: em todo o estado paulista, os bancos de sangue estão com estoque em situação crítica

O governo chama a atenção para o caso da Fundação Pró-Sangue, sediada no maior hospital da América Latina, o Hospital das Clínicas, e responsável pelo abastecimento de sangue de mais de 100 hospitais da rede pública da região metropolitana de São Paulo. 

Por lá, os estoques de sangue dos tipos O positivo e O negativo, que são os que podem doar para a maior quantidade de tipos sanguíneos, estão em situação emergencial, com estoques baixíssimos. Os tipos A negativoB negativo e B positivo também estão em situação preocupante. 

Em comunicado oficial, o Dr. Osvaldo Donini, coordenador da Hemorrede do Estado de São Paulo, afirmou que a situação é ainda mais crítica por conta dos feriados de novembro, "quando aumenta a necessidade de doações, por conta do aumento dos acidentes". 

Para doar sangue e contribuir para a causa, confira a lista dos postos de doação de sangue em todo o Estado de São Paulo ou se informe pelo telefone 0800 550 300. 

De acordo com o Ministério da Saúde (MS), no Brasil, o número de doadores de sangue cresceu, mas ainda não é suficiente para manter os estoques. Apenas 1,7% da população é doadora, enquanto a Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda que, pelo menos, 5% dos habitantes de um país sejam adeptos da prática. 

Confira a campanha que o governo nacional preparou para o Dia Mundial do Doador de Sangue, comemorado em 14/06, para incentivar a prática entre os brasileiros.

comments powered by Disqus