Notícias
leed platinum

Estádio Nacional de Brasília receberá selo sustentável

Jorge Wamburg - Agência Brasil - 02/02/2012

O Estádio Nacional de Brasília Mané Garrincha deverá ser o primeiro na história a receber o certificado máximo internacional de sustentabilidade, de acordo com informação divulgada hoje pela Secretaria de Comunicação Social do Governo do Distrito Federal (GDF).

Trata-se do selo Leed Platinum, que é entregue após a conclusão da obra, como reconhecimento internacional "de que a construção é altamente sustentável".

Conforme a nota da secretaria, "não existe nenhum estádio de futebol no mundo com o selo Platinum", acrescentando que o conceito de arena verde começou ainda na criação do projeto do novo estádio, em que são usados materiais recicláveis e reciclados na construção.

Assim, tudo o que saiu do antigo estádio foi reaproveitado na própria obra ou doado a cooperativas de reciclagem do DF. O entulho da última arquibancada derrubada, por exemplo, foi transformado em brita e foi usado na concretagem do piso do estádio.

A arena terá captação de energia solar e de água da chuva e será capaz de gerar 2,5 megawatts de energia, o que corresponde ao abastecimento de mil residências por dia, segundo o GDF.

A localização do estádio na parte central da cidade é uma vantagem adicional - ressalta o governo local - pois está "em um raio de 3 quilômetros dos setores hoteleiro e hospitalar, de shoppings e do Centro de Convenções Ulysses Guimarães, entre outros pontos importantes da cidade, "o que facilita e incentiva o deslocamento a pé".

Leia mais:
Certificação LEED: tudo sobre o principal selo de construção sustentável no Brasil

comments powered by Disqus