Notícias
mudanças de hábitos

Escritora dá dicas simples para economizar água e luz em casa

Cris Komesu - Casa.com.br - 13/11/2014

[img1][box-leia]Maria Eugenia Cerqueira lançou recentemente seu quinto livro – Quem dá brilho, brilha: dicas para bem resolver probleminhas domésticos de toda ordem –, este mês, que inclui dicas práticas para se evitar o desperdício de água e de energia:

ÁREA DE SERVIÇO
- Deixe acumular mais peças de roupa e utilize a capacidade máxima da máquina de lavar roupas e também da secadora – isso otimiza o consumo de água e energia elétrica.
- Acumule também as roupas na hora de passar – isso diminui o gasto de energia elétrica consumida para esquentar o ferro.
- Aproveite a água do enxágue da lavagem das roupas – o primeiro enxágue pode ser usado para lavar o quintal e água dos demais, mais limpa, para a limpeza dos móveis do jardim, higienização de carpetes, etc. “O resto de amaciante, bem diluído, ainda ajuda na limpeza da casa”, explica Maria Eugenia.

TELEFONE
Aparelhos sem fio consomem energia elétrica. Considere reduzir a quantidade de extensões na casa ou apenas tire da tomada a que não estiver sendo utilizada no momento.

VAZAMENTOS
- Confira se não há vazamentos: feche todas as torneiras, desligue os aparelhos que utilizam água e cheque se o marcador do relógio de água (hidrômetro) permanece no mesmo patamar. Se os níveis continuarem a subir é indício de vazamento. A Sabesp dá mais dicas para descobrir vazamentos aqui.
- Verifique também o consumo de energia: desligue todos os aparelhos das tomadas e apague as luzes, verificando a seguir se o disco do medidor continua girando. Caso isto ocorra é porque existe “fuga de corrente”. Pegue uma lanterna e desligue a chave geral. Na hipótese de o disco do medidor parar de girar, o defeito é na instalação elétrica interna da casa. Se o disco do medidor continuar girando, o defeito pode ser no próprio medidor. Anote o que observou e consulte sua concessionária de energia elétrica, informando o ocorrido.

comments powered by Disqus
Tags: