Notcias
cartografia ttil

Ensino de geografia para deficientes visuais

Elton Alisson - Agncia Fapesp - 29/05/2012

Apesar de j estar muito desenvolvida em termos mundiais, a cartografia ttil - rea da cartografia voltada criao de mapas, globos terrestres e maquetes para o ensino de geografia para deficientes visuais - ainda pouco difundida em pases como o Brasil.

Isso porque as tecnologias existentes no mundo para produzir esses materiais cartogrficos, que podem ser lidos por meio do toque por pessoas cegas ou com baixa acuidade visual, ainda so muito sofisticadas e caras, o que impossibilita sua utilizao em salas de aula de escolas pblicas no pas.

Mas, nos ltimos anos, pesquisadores de algumas universidades no Brasil e de outros pases tm se dedicado ao desenvolvimento de materiais didticos simples, adaptados para a linguagem cartogrfica ttil, que podem ser facilmente utilizados por professores e alunos do ensino fundamental e mdio.

As experincias dos principais grupos de pesquisadores do Brasil e do Chile que realizam estudos na rea de cartografia ttil so narradas no livro Cartografia ttil: orientao e mobilidade s pessoas com deficincia visual.

A publicao rene artigos de pesquisadores da Universidade Tecnolgica Metropolitana de Santiago do Chile (UTME), Universidade de So Paulo (USP), Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), Universidade Estadual Paulista (Unesp), Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e de outras instituies.

"Apesar de materiais cartogrficos tteis serem produzidos desde o incio do sculo 19 em nvel mundial por professores, pais e voluntrios, essa rea ainda pouco conhecida no Brasil e na Amrica Latina, mesmo no meio acadmico", disse Maria Isabel Castreghini de Freitas, professora do Instituto de Geocincias e Cincias Exatas da Universidade Estadual Paulista (Unesp), campus de Rio Claro, e uma das organizadoras do livro, Agncia FAPESP.

Por meio de um projeto de pesquisa, realizado com apoio da FAPESP, os pesquisadores da Unesp de Rio Claro desenvolveram nos ltimos anos maquetes, mapas e jogos didticos, adaptados para a linguagem cartogrfica ttil.

Os materiais possuem relevo e diferentes texturas, alm de sinalizaes em braile e recursos sonoros, para facilitar o aprendizado de alunos com deficincia visual.

J os materiais didticos para os estudantes com baixa acuidade visual possuem cores fortes e tamanho de letras aumentadas e podem ser utilizados tanto por deficientes visuais como por alunos que no possuem problemas de viso, visando a integrao dos estudantes em sala de aula.

"O objetivo que esses materiais tteis sejam utilizados em atividades e aulas integradas, reunindo estudantes cegos ou com baixa viso com os que enxergam, conforme as diretrizes das atuais polticas de incluso de alunos com necessidades especiais na educao infantil e no ensino fundamental", explicou Freitas.

Inicialmente, os materiais so desenvolvidos em laboratrio, com base no contedo dos cursos de geografia nos diferentes nveis do ensino. Depois so levados para escolas com alunos cegos ou com deficincia visual, para serem testados e aprimorados com ajuda dos prprios estudantes e dos professores.

Noo de espao

Aos professores so oferecidos cursos de formao, em que eles aprendem a utilizar o programa de computador Mapavox, que possibilita incluir dispositivos sonoros em maquetes e mapas.

O software foi desenvolvido pelos pesquisadores da Unesp em parceria com Jos Antonio dos Santos Borges - pesquisador do Ncleo de Computao Eletrnica (NEC) da UFRJ, que criou o primeiro sistema para auxiliar pessoas cegas a usarem computador, o Dosvox.

"Quando desenvolvemos os materiais, percebemos que eles eram um pouco limitados em termos de possibilidade de explorao pelos alunos cegos ou com baixa acuidade visual e que, se alm das diferentes texturas eles possussem som, seria possvel aumentar a interao dos estudantes com os materiais. Por isso, procuramos o professor Borges e propusemos que ele desenvolvesse um sistema de materiais didticos com recursos sonoros", contou Freitas.

Por meio de comandos especficos, o sistema computacional permite acionar sons em uma maquete, mapa ou um jogo didtico conectado a um computador, facilitando a orientao de um estudante cego na explorao do material didtico que, at ento, s ocorria pelo tato, ampliando suas possibilidades de percepo e sua compreenso do espao.

Ao percorrer uma maquete de uma praa central de uma cidade, por exemplo, o estudante pode tocar botes que emitem sons do sino de uma igreja, do barulho de uma fonte de gua e da msica tocada pela banda de um coreto.

"So mensagens e sons curtos que tm algum significado para estudantes cegos. Nosso maior desafio neste trabalho entender como eles adquirem a noo de espao, que fundamental no ensino de geografia", disse Freitas.

"Para isso, comeamos utilizando maquetes da sala de aula, da casa e do caminho que percorrem para vir escola de modo a entender como concebem o espao e o ambiente ao seu redor", disse.

Cartografia ttil: orientao e mobilidade s pessoas com deficincia visual
Organizadores: Maria Isabel Castreghini de Freitas e Silvia Elena Ventorini
Lanamento: 2011
Mais informaes aqui

comments powered by Disqus