Notícias
sustentabilidade corporativa

Encontro WEPs Brasil reúne empresas que lutam pelo empoderamento das mulheres

Suzana Camargo - Planeta Sustentável - 27/03/2015

[img1][box-leia]Promover a cultura da equidade de gêneros nas empresas, no ambiente de trabalho e na sociedade é um dos princípios objetivos dos Princípios de Empoderamos das Mulheres (WEPs, na sigla em inglês), uma iniciativa da ONU Mulheres e do Pacto Global, movimento internacional que tem como objetivo mobilizar a comunidade empresarial para a adoção de práticas de negócios sustentáveis.

Para reunir as empresas signatárias dos princípios no país, foi realizado, em 24/03, o Encontro Weps Brasil, em São Paulo. Participaram do evento representantes das 63 organizações que se engajaram à iniciativa. No mundo todo, mais de 900 entidades e companhias fazem parte do programa.

Durante o encontro (leia a cobertura realizada pelo site do Pacto), foram trocadas experiências e apresentados casos de sucesso que comprovam ser possível ter uma participação igualitária entre homens e mulheres em cargos de liderança empresarial, além da promoção à equidade de salários e a garantia de direitos que estimulem o avanço feminino na sociedade.

Foi divulgada ainda a adesão de novas empresas à iniciativa: Grupo Boticário, Whirpool e Renault, além do Sesi Paraná.

Conheça os WEPs - 7 Princípios de Empoderamento das Mulheres:

1. Estabelecer liderança corporativa sensível à igualdade de gênero, no mais alto nível
2. Tratar todas as mulheres e homens de forma justa no trabalho, respeitando e apoiando os direitos humanos e a não-discriminação
3. Garantir a saúde, segurança e bem-estar de todas as mulheres e homens que trabalham na empresa
4. Promover educação, capacitação e desenvolvimento profissional para as mulheres
5. Apoiar empreendedorismo de mulheres e promover políticas de empoderamento das mulheres através das cadeias de suprimentos e marketing
6. Promover a igualdade de gênero através de iniciativas voltadas à comunidade e ao ativismo social
7. Medir, documentar e publicar os progressos da empresa na promoção da igualdade de gênero

comments powered by Disqus
Tags: