Notícias
igualdade de gêneros

Empresas brasileiras irão à reunião do Pacto Global

Marina Franco - Planeta Sustentável - 04/03/2011

Uma delegação de 17 executivos brasileiros estarão em Nova York, nos Estados Unidos, nos dias 9 e 10 de março para a reunião de um ano do lançamento do documento que estabelece os Princípios de Empoderamento das Mulheres, feito pela ONU Mulheres*, entidade para a igualdade de gênero, e pelo Pacto Global*, que incentiva a responsabilidade social em empresas. (Leia O Brasil e os Princípios de Empoderamento das Mulheres). O grupo representa empresas que aderiram a esses princípios e, portanto, se comprometeram com a igualdade entre homens e mulheres em suas gestões.

Ao todo, 144 marcas do mercado global aderiram aos Princípios de Empoderamento das Mulheres, sendo 32 delas empresas brasileiras com faturamento de US$ 56 bilhões no ano passado. De acordo com o ranking de adesão aos princípios, 26% das empresas são espanholas, 23% brasileiras e 13% japonesas.

A reunião de Nova York, Igualdade Significa Negócios Colocando os Princípios em Prática, terá abertura de Ban Ki-moon, secretário-geral da ONU, e de George Kell, diretor executivo do Pacto Global. A diretora da ONU Mulheres, Michelle Bachelet, enviará uma mensagem por vídeo.

A programação do evento inclui as mesas-redondas:
- Avanço para as Mulheres, Avanço para os Negócios, Avanço para os Direitos – Liderando o Caminho;
- Avanço das Mulheres no Espaço de Trabalho, Mercado de Trabalho e Comunidade, da qual participará a Caixa Econômica Federal;
- Envolver parceiros, construindo coalizações, com participação das empresas públicas Eletrobras, Itaipu e Petrobras;
- Aumento da Efetividade dos Princípios de Empoderamento das Mulheres e
- Comunicação de Impacto: Relatórios Pioneiros.

Além de participar da reunião, a delegação brasileira conhecerá as práticas dos programas de diversidade e igualdade de oportunidades de empresas americanas como Pfizer, Major League Baseball, Morgan Stanley, Goldman Sachs Group e Deloitte LP. O grupo ainda será recebido pela organização Catalyst, de pesquisas e consultoria sobre o empoderamento das mulheres no mercado de trabalho.

O documento Princípios de Empoderamento das Mulheres está disponível, em português,no site do Pacto Global

*ONU Mulheres
*Pacto Global

comments powered by Disqus