Notícias
mobilidade urbana

Empresa quer desafogar transporte com skate elétrico

Victor Caputo - Exame.com - 29/05/2014

[img1]

[box-leia]Poucas combinações parecem tão apropriadas quanto um skate e um motor. Até hoje, no entanto, é difícil encontrar alguma empresa que faça isso com qualidade, sem fios entre o motor e a mão de quem estiver em cima do veículo. Uma startup americana quer mudar isso. 

A Boosted Boards está para lançar um skate com motor. Por enquanto, ele está em pré-venda no site da empresa, por quase 2 mil dólares. 

Em um vídeo de apresentação, o co-fundador, Sanjay Dastoor, diz que metade das viagens feitas de carro são curtas. Com o Boosted, ele espera incentivar que as pessoas adotem um veículo elétrico (no caso a Boosted) para esse tipo de trajeto. 

A Boosted tem autonomia de 10 km e é capaz de atingir até 30 km/h. Ela demora cerca de uma hora e meia para ter sua bateria carregada. Ela pesa pouco menos de 7 kg, o que permite que seja carregada em momentos em que não é possível estar sobre a prancha. 

Uma tecnologia bacana que a empresa foi capaz de colocar é o freio regenerativo. No momento em que o skatista freia, o movimento reverso do motor é usado para gerar energia que fica armazenada na bateria. Isso aumenta levemente a sua vida útil. 

A Boosted começou como um projeto no Kickstarter — a plataforma de financiamento coletivo. Os fundadores pediam 100 mil dólares em doações para que ela pudesse sair do papel e se transformar em um produto de verdade. Eles conseguiram mais de 460 mil dólares. 

Um dos pontos altos da Boosted é que seu controle (para acelerar ou frear) é sem fio. Ele se conecta ao motor usando tecnologia Bluetooth. 

Assista abaixo a um vídeo da Boosted: 

Tags: