Notícias
Wikimedia Commons/Angelvila
transporte público

Empresa espanhola oferece passe vitalício de trem em troca de carro

Guilherme Henrique Lorenzetti - National Geographic Brasil - 29/08/2011

A prefeitura de Múrcia, na Espanha, adotou uma medida inusitada para incentivar o uso do transporte público pela população. Os dirigentes da cidade fizeram a seguinte proposta para os seus habitantes: trocar o carro por uma passagem vitalícia na nova linha de trens elétricos da cidade.

Nesse caso, o "trocar o carro" não significa simplesmente deixar o automóvel na garagem e usar o transporte público de vez em quando. As pessoas interessadas na troca deviam abrir mão do seu carro, que precisava estar em boas condições de uso e ter todos os tributos relacionados ao veículo quitados.

O projeto, chamado de Mejor en Tranvía, foi uma iniciativa da prefeitura em parceria com a empresa de transporte público local. Os interessados em fazer a troca fizeram inscrições no site da empresa, em junho.

Uma campanha interativa nas mídias sociais foi criada para divulgar o Mejor en Tranvía. Os primeiros carros trocados pela passagem vitalícia de transporte público ficaram expostos em algumas ruas da cidade e foram sendo desmontados gradativamente por mecânicos da empresa de trem. A cada comentário positivo que a campanha recebia no Twitter ou Facebook, uma peça era retirada. Alguns carros foram colocados em lugares inusitados no centro da cidade para chamar a atenção para a falta de lugar para estacionar.

comments powered by Disqus