Notícias
visão

Empreendedor cria negócio milionário com castanha de caju

Mariana Fonseca - EXAME.com - 12/07/2015

[img1] Felipe Carvalho, de 30 anos, só lançou seu negócio próprio quando conseguiu combinar dois fatores: conhecimento e oportunidade. No ano passado, o empreendedor começou a trabalhar na empresa do pai, chamada Amêndoas do Brasil. O negócio cearense existe há 20 anos e trabalha com castanhas, vendendo apenas no atacado.

Em janeiro deste ano, Carvalho lançou sua marca própria, chamada A Tal da Castanha. Ela usa a mesma matéria-prima da empresa familiar, só que tem outro posicionamento: atender o varejo, tendo como forte produtos naturais e saudáveis. "Com A Tal da Castanha, a gente não quis fazer a mesmice da castanha embalada, que você encontra em qualquer supermercado", conta.

Os produtos da marca não têm glúten, lactose ou conservantes. Um exemplo é o leite vegetal, feito com apenas dois ingredientes: água e castanha de caju. Outros produtos comercializados são as castanhas cruas e as assadas.

Segundo o empreendedor, o alimento é hoje pouco explorado como sendo um super ingrediente, ou seja, com vários elementos que contribuem para a saúde. A castanha conta com proteínas, cobre, ferro, zinco, magnésio, fósforo, manganês, ômega 9 e antioxidantes, informa o site da companhia.

A expectativa de faturamento da empresa é de cinco milhões de reais neste ano. "Vemos um crescimento acelerado da demanda. O leite vegetal, por exemplo, é uma tendência que está chegando no Brasil e que irá aumentar", diz. Hoje, são 500 pontos de venda pelo país.

Equipe e expansão

A Tal da Castanha opera de uma forma enxuta: a equipe é formada por Carvalho, um gerente de produção, um gerente comercial e um estagiário.

"Procuramos aproveitar o diferencial do próprio produto para divulgar. É bem uma mídia espontânea, no boca a boca. Também trabalhamos muito conteúdo nas redes sociais, como receitas", conta Carvalho. Mesmo antes de inaugurar, o negócio já fazia algumas ações nas redes sociais, para provocar a curiosidade no consumidor.

Nesta semana, a marca inaugurou seu e-commerce, para chegar a áreas do país que ainda não são atendidas. O preço dos produtos na loja virtual varia de 14,90 reais (bebida vegetal de castanhas, com um litro) a 159,90 reais (bebida vegetal de castanhas, com 12 litros).

comments powered by Disqus
Tags: