Notícias
inteligência artificial

Elon Musk doa US$ 10 milhões para impedir que robôs sejam maus

Gabriel Garcia - INFO Online - 16/01/2015

[img1][box-leia]Elon Musk irá doar 10 milhões de dólares para projetos de pesquisa que assegurem que a inteligência artificial seja usada para o bem da humanidade.

Em outubro, o fundador e presidente da Tesla e da SpaceX havia manifestado sua preocupação com o desenvolvimento acelerado da consciência de robôs e máquinas, afirmando que a inteligência artificial é mais perigosa do que as armas nucleares para o futuro da humanidade.

O dinheiro doado por Musk será distribuído por meio de bolsas concedidas pelo Future of Life, um instituto que tem como missão trabalhar "para diminuir os riscos existenciais que a humanidade encara".

As bolsas serão distribuídas para as melhores ideias, independentemente da origem do grupo de pesquisa, seja ele privado ou público.

No começo da semana, o instituto divulgou uma carta aberta alertando cientistas dos riscos da inteligência artificial, ressaltando que ela precisa não apenas ser mais capaz, mas sim benéfica. Elon Musk está entre um dos signatários da carta.

O processo de inscrição para receber uma das bolsas começa na próxima segunda-feira (19).

comments powered by Disqus
Tags: