Notícias
fábrica no Brasil

Elétricos e híbridos chineses, no Brasil a partir de 2016

Isadora carvalho - Quatro Rodas - 28/08/2013

[img1]

[box-leia]Apesar da falta de incentivos financeiros do governo federal para a comercialização de veículos elétricos e híbridos no Brasil, já são vendidos aqui cinco modelos de híbridos. Em seis meses de vendas, a Toyota comercializou mais de 200 unidades do Prius. Pode não representar um número de encher os olhos do departamento financeiro da montadora, mas não é nada mau para um modelo que supera os 120 mil reais.

Considerando o potencial do mercado brasileiro, a fabricante chinesa Amsia Motors, com capital da Arábia Saudita, decidiu fabricar carros elétricos e híbridos em Barra dos Coqueiros, em Aracaju (SE). O estado ofereceu isenção de impostos, como ICMS e IPTU, e a marca assinou o termo de compromisso. O investimento total chega a 1 bilhão de reais e as obras iniciam em 14 meses para o início de produção em 2016. A capacidade produtiva inicial é de 25 000 veículos por ano.

Está prevista a produção de um compacto elétrico e um SUV híbrido. A intenção é atender o mercado interno e exportar para a América Latina e o norte da África. Nissan e Toyota também demonstraram a intenção de fabricar seus respectivos Leaf e Prius em terras brasileiras.