Notícias
clima e sociedade

El Niño é associado a guerras civis

Sucena Shkrada Resk - Planeta Sustentável - 25/08/2011

Pesquisadores afirmaram à Revista Nature, nesta quarta-feira, que o El Niño duplica o risco de guerras civis em 90 países tropicais, segundo noticiado pela Agência Reuters.

Os cientistas afirmaram que o fato de o fenômeno climático poder ser previsto com dois anos de antecedência, pode abrir precedentes para a elaboração de alguns conflitos e crises humanitárias, em decorrência da mudança climática. O aumento do calor e secura é considerado um fator relevante.
 
Durante o levantamento, houve o registro de que um a cada cinco conflitos civis entre os anos de 1950 e 2004, em 175 países, possivelmente se relaciona ao fenômeno. Para um dos autores do levantamento, Kyle Meng, da Universidade de Columbia, EUA, o El Niño está associado a perdas nas lavouras e ao aumento de furacões e doenças infecciosas e, com isso, começa a haver desemprego e desestabilização. 

Segundo a pesquisa, observou-se conexões mais acentuadas em El Salvador, Filipinas e Uganda, em 1972; Angola, Haiti e Mianmar em 1991; e Congo, Eritreia e Ruanda.

comments powered by Disqus