Notícias
salto artístico

Eduardo Srur instala primeira obra da exposição Às Margens do Rio Pinheiros

Suzana Camargo - Planeta Sustentável - 18/09/2014

[img1][box-leia]A partir de hoje, quem passar pela Ponte da Cidade Universitária, em São Paulo, vai se deparar com uma novidade surpreendente: um senhor sobre um trampolim azul, olhando para o Rio Pinheiros.

A obra - Trampolim - do paulistano Eduardo Srur é a primeira de várias intervenções artísticas da exposição "Às Margens do Rio Pinheiros", promovida pela Associação Águas Claras do Rio Pinheiros.

 

A mostra, que será inaugurada oficialmente amanhã, 19/09, e marca a celebração do Dia Mundial da Limpeza da Água, tem como objetivo conscientizar a população sobre a importância da recuperação da bacia hidrográfica deste que é um dos mais importantes rios da capital paulista.

Até sexta de madrugada, 19/09, outros manequins estarão em trampolins nas pontes do Morumbi, Engenheiro Roberto Rossi Zuccolo e Eusébio Matoso. No final de semana, será a vez do paulistano conhecer os Portais concebidos por Srur na foz dos córregos Uberaba e Jaguaré.

E ainda no mês de outubro, os moradores da cidade se surpreenderão com duas gigantes onças infláveis bebendo água nas margens do rio, bem em frente à estação de trem de Pinheiros.

Todas as obras serão iluminadas por sistema de captação de energia solar, instalado próximo às margens do rio. Além de ser uma maneira de compensar a eletricidade utilizada pela exposição, também é uma forma de estimular o uso de energia limpa por mais pessoas e empresas.

A intenção de Eduardo Srur é levar mais obras para outros córregos da cidade. Para isso, ele conta com o apoio de doadores através do sistema de crowdfunding da plataforma Partio.

A exposição é uma iniciativa da Associação Águas Claras do Rio Pinheiros, que lançou este grande desafio a Eduardo Srur, um dos mais engajados ativistas pela sustentabilidade de São Paulo. Confira a entrevista ao blog Parceiros do Planeta, em que Stela Goldenstein, diretora da associação, conta mais sobre esta parceria.

comments powered by Disqus
Tags: