Notícias
bebês mais saudáveis

Campanha de doação de vidro incentiva aleitamento materno

Suzana Camargo - Planeta Sustentável - 05/08/2014

[img1][box-leia]Esta semana, a primeira de agosto, é comemorada a Semana Mundial do Aleitamento Materno. Para celebrar a data, está sendo lançada novamente a campanha "Doe Vidro. Doe Vida". A iniciativa contínua, que aconteceu pela primeira vez em 2013, é da Abividro, entidade que reúne as indústrias do setor no país, em apoio à Rede Brasileira de Bancos de Leite Humano.

O vidro é a única embalagem adequada para o armazenamento de leite humano. É o material mais seguro por ser inerte e biologicamente inativo, evitando assim contaminações e conservando nutrientes e o sabor do leite.

Entretanto, bancos de leite e maternidades têm muita dificuldade em conseguir frascos de vidro. Segundo o Banco de Leite Humano, coordenado pela Fundação Oswaldo Cruz, são necessários 167 mil recipientes ou potes por ano.

Quem quiser participar da campanha pode doar embalagens de vidro nos bancos de leite de todo o país. A lista completa de locais pode ser encontrada no site da Rede Brasileira de Bancos de Leite Humano. Os bancos triam, esterilizam e armazenam os recipientes.

No Brasil, mais de 170 mil crianças são salvas da desnutrição infantil graças à doação de leite materno. Ele é fundamental para o desenvolvimento saudável do bebê. Segundo recomendação da Organização Mundial de Saúde, bebês devem ser alimentados exclusivamente com leite materno durante os seis primeiros meses de vida.

Mães que estejam amamentando e produzindo muito leite podem doar o excedente. Se você tem dúvidas como fazer, é só acessar aqui. Na maioria das cidades, a retirada do leite é feita na residência.

comments powered by Disqus
Tags: