Notícias
meio ambiente

Dilma anuncia meta de reduzir em 43% as emissões de gases do efeito estufa até 2030

- VEJA.com - 29/09/2015

[img1] A presidente Dilma Rousseff anunciou neste domingo, em discurso na sede da ONU, em Nova York, que o Brasil reduzirá suas emissões de gases de efeito estufa em 43% até 2030. Dilma disse que o objetivo já inclui esforços realizados desde 2005 no combate ao desmatamento.

Dilma reafirmou o compromisso do país com o fim do desmatamento ilegal na Amazônia, como anunciado conjuntamente com o presidente norte-americano, Barack Obama, em junho, mas não declarou o fim do desmatamento em geral como esperado por alguns grupos ambientalistas. Estimativas de pesquisadores brasileiros indicam que o desmatamento legal ainda pode ser realizado em uma área de cerca de 100 milhões de hectares, o equivalente ao tamanho da Colômbia.

O Brasil também pretende compensar o desmatamento regulado, mas a presidente não deu mais detalhes sobre o tema. "O Brasil é um dos poucos países em desenvolvimento a assumir uma meta absoluta de redução de emissões", disse Dilma em seu discurso na ONU.

"Temos uma das maiores populações e PIB (Produto Interno Bruto) do mundo e nossas metas são tão ou mais ambiciosas que aquelas dos países desenvolvidos", completou. O desmatamento no mundo responde por 15% das emissões de gases do efeito estufa globalmente, o equivalente ao que é emitido pelo setor de transportes. O Brasil é o país com a maior floresta tropical do mundo.

comments powered by Disqus