Notícias
43 anos de alerta

Dia da Terra: o rosto humano das mudanças climáticas

Vanessa Barbosa - Exame.com - 22/04/2013

[img1]Qual o rosto das mudanças climáticas? Essa é a pergunta que a edição 2013 do Dia da Terra busca responder em seu aniversário de 43 anos. Nesta segunda, a data é marcada por uma campanha global que reúne fotos enviadas por milhões de pessoas de várias partes do mundo reunidas num mega mosaico digital.

[box-leia]A mudança climática tem muitas faces, diz o site da campanha promovida pela Rede Dia da Terra. "É a de um homem nas Maldivas preocupado com a família em função do aumento do nível do mar, ou de um agricultor do Kansas lutando para sobreviver em meio à devastação das secas prolongadas, ou ainda de uma criança, em Nova Jersey, que perdeu sua casa por conta de uma supertempestade..."

E eles não são apenas rostos humanos. "São o urso polar isolado no derretimento do Ártico, o tigre nas florestas ameaçadas da Índia, o orangotango em florestas indonésias segmentadas por incêndios cada vez mais frequentes e secas", lembra o texto. Para contribuir com o projeto, envie fotos para o Twitter e Instagram usando a hashtag# FaceOfClimate para inclusão no mosaico.

O Dia da Terra foi criado em 1970 pelo Senador norte-americano Gaylord Nelson que convocou o primeiro protesto nacional contra a poluição. Mais de 20 milhões de americanos saíram às ruas para protestar na ocasião. Esse dia histórico acabou levando à criação da EPA - Agência de Proteção Ambiental dos Estados Unidos e, vinte anos depois, o dia 22 de abril passou a ser adotado mundialmente como o Dia Mundial da Terra.