Notícias
preservação

Dia Nacional do Cerrado: é preciso salvar o berço das águas do Brasil

Suzana Camargo - Planeta Sustentável - 11/09/2014

[img1][box-leia]Segundo maior ecossistema brasileiro, o Cerrado é a região de savana mais rica do planeta. Ele concentra 5% da biodiversidade mundial e 30% da biodiversidade brasileira. Além de toda esta riqueza, é um bioma que possui grandes reservas subterrâneas de água doce que abastecem as principais bacias hidrográficas do país: Amazonas, Tocantis/Araguaia, São Francisco, Paraná e Paraguai.

Não é preciso dizer então que a preservação deste ecossistema é fundamental para o equilíbrio ambiental do Brasil e de todo planeta. E hoje, 11/09, comemoramos o Dia Nacional do Cerrado.

Infelizmente, há poucos motivos para celebração. De acordo com dados do Ibama e do Ministério do Meio Ambiente, nas últimas décadas houve uma redução de 48,4% do Cerrado. A taxa de desmatamento é mais alta do que na Amazônia. E se este processo continuar, pesquisadores afirmam que este bioma brasileiro pode desaparecer em 50 anos.

Se isso acontecer, a geração de recursos hídricos no país pode ser gravemente afetada. O Cerrado é considerado uma verdadeira caixa d’água no coração do território do país. Ele fica localizado exatamente entre os outros quatro biomas brasileiros - ele faz a ponte entre Caatinga, Mata Atlântica, Pantanal e Amazônia.

O Cerrado é como uma espécie de floresta invertida. Enquanto as árvores amazônicas têm copas enormes e raízes pequenas, no centro do Brasil as árvores são menores, mas com raízes muito grandes. Elas funcionam como uma esponja, captando água e a distribuindo por toda região.

Entre as várias entidades que trabalham pela proteção deste bioma estão o WWF-Brasil, que ao longo deste mês está divulgando a campanha Salve o Cerrado. A organização acredita que desenvolvimento sustentável é a solução, ao aliar produção e conservação do meio ambiente. E defende também o aumento de unidades de conservação nesta área.

Dos mais de 2 milhões de km² de vegetação original, resta menos da metade do Cerrado. Ajude a salvar esta riqueza natural do Brasil através da conscientização de mais e mais pessoas.

 

Assista abaixo o vídeo lançado pelo WWF-Brasil que explica a importância do serviço ambiental realizado pelo Cerrado brasileiro e compartilhe nas redes sociais.

 

comments powered by Disqus
Tags: