Notícias
gentileza na rua

Dia mundial do pedestre: por mais educação no trânsito

Suzana Camargo - Planeta Sustentável - 08/08/2014

[img1][box-leia]Hoje, 8 de agosto, é comemorado o Dia Mundial dos Pedestres. Na mesma data, em 1969, o fotógrafo Iain McMillan registrava a imagem icônica dos Beatles cruzando a faixa de pedestres em Abbey Road, em Londres, em frente ao estúdio de gravação da banda.

Mas infelizmente, vemos pouca cordialidade e respeito nas ruas brasileiras. Na capital paulista, em 2013, os atropelamentos de pedestres lideraram o ranking de acidentes fatais, representando quase 40% das mortes no trânsito, segundo dados da Secretaria do Estado de Saúde.

De acordo com especialistas, entre as principais causas de atropelamentos estão a imprudência de motoristas, mas também a a falta de respeito dos pedestres à sinalização.

No bairro de Pinheiros, em São Paulo, haverá programação especial hoje voltada para o Dia do Pedestre. A partir das 18h, o grupo “A Batata precisa de você” se reúne no Largo da Batata para promover um encontro descontraído e atividades.

No mais, atenção redobrada - hoje e sempre! Afinal, todo mundo tem direito de caminhar a salvo. Além de ser um excelente exercício, não polui o meio ambiente e contribui para a mobilidade urbana.

comments powered by Disqus
Tags: