Notícias
mega-aspirador

Designer sugere solução para poluição do ar na China

Vanessa Barbosa - Exame.com - 23/10/2013

[img1]

[box-leia]Com níveis de poluição atmosférica extremamente nocivos à saúde humana, a China vem buscando formas de combater o seu "arpocalipse". Já mandou melhorar a qualidade do combustível, passou a limitar o número de carros que podem circular nas ruas e incrementou os investimentos em energias renováveis. Indo muito além das soluções tradicionais, um designer escocês parece ter encontrado um método, no mínimo, inusitado.

Daan Roosegaarde propõe a criação de um mega-aspirador de pó para despoluir o ar na região. Tal façanha seria alcançada usando bobinas de cobres, que seriam enterradas no chão, capazes de criar campos magnéticos e atrair as partículas de poluentes para o solo. Parece um pouco perigoso, mas Roosegaarde diz que o campo é muito baixo e que a tecnologia é segura.

Em entrevista ao site Dezeen, Roosegaarde conta que, em parceria com cientistas da Universidade de Tecnologia de Deft, já criou um protótipo para teste. Em uma sala cheia de fumaça, de 5m x 5m, a tecnologia foi capaz de criar um buraco livre de poluição de cerca de um metro cúbico. O desafio agora é aumentar a escala do resultado para áreas externas.

E não é que Pequim gostou da ideia? Segundo o designer, a solução inusitada será testada em um parque da cidade dentro de até 15 meses, tempo necessário para fazer melhorias no projeto. O efeito da faxina, no entanto, é passageiro, uma vez que a solução ataca apenas os poluentes e não a origem do problema, a emissão.