Notícias
hábitos de consumo

Designer cria cadeira de papelão ecológica e reclinável

Vanessa Barbosa - Exame.com - 21/02/2014

[img1]

[box-leia]Muitas pessoas podem olhar para um pedaço de papelão e enxergar apenas...um pedaço de papelão. Mas outras podem visualizar um material tão versátil que pode ser usado para fazer uma bicicleta ou mesmo um comercial de carro. O designer americano Dan Goldstein vislumbrou uma cadeira ecológica e reclinável.

A produção não tem mistérios. As caixas de papelão são empilhadas, cortadas, laminadas, moldadas e dobradas para criar uma base e um enconsto resistentes e, ao mesmo tempo, confortáveis. Disponível nas cores cinza e azul, a base de aço triangular permite que a cadeira recline. Dá ainda para forrar a cadeira ao gosto do freguês, com tecidos coloridos ou até com uma manta fofa de pelos falsos.

Dan Goldstein conta que brincava com um monte de papel quando era criança, fazendo aviões e barcos de origami. Depois de obter uma licenciatura em arquitetura, encontrou uma maneira de alavancar as propriedades inerentes ao papelão, como sua resistência e facilidade de compressão, para construir uma cadeira.

“A mudança no nosso jeito de consumir tem que começar de algum lugar. Por que não pelo mobiliário de nossas casas?”, questiona o designer, que possui seis cadeiras de pepalão em sua sala de estar. O projeto angariou fundos no site de financiamento coletivo Kickstarter, em 2012, e, agora, as cadeiras estão à venda no site The Re-Ply Chair.

Assista ao vídeo de apresentação da Re-Ply Chair:

Tags: