Notícias
nova geração

Design de carro elétrico é 'vazado'

Vanessa Barbosa - Exame.com - 06/09/2013

[img1]

[box-leia]A presença da Smart em qualquer salão de automóvel já virou sinônimo de surpresas compactas. Depois de chamar atenção no badalado evento de 2012 em Paris, com uma versão "brabinha", o ForStars, ela promete arregalar sobrancelhas no Salão de Frankfurt, que começa dia 10. Dessa vez, ela aposta num carro elétrico "vazado" e de visual futurista.

A marca, que pertence ao grupo Daimler, dono da Mercedes-Benz, vai apresentar aos alemães o novato Fourjoy - que chega despojado, sem portas nem janelas laterais e com o teto aberto.

O modelo de quatro lugares antecipa a próxima geração da marca, cuja versão de produção está prevista para 2014. Uma das peculiaridades é o banco único na parte traseira.

Como os demais modelos da Smart, o Fourjoy tem medidas compactas: 3,49 metros de comprimento, 1,97 m de largura e 1,49 m de altura. Ele foi pintado em tinta pérola branca, que mescla com o corpo em alumínio polido.

O motor não decepciona. A propulsão elétrica é garantida por uma bateria de íon-lítio de 17.6 kWh que entrega 75 cavalos de potência. Para recarregar este pequeno notável, são necessárias 7 horas num tomada doméstica convencional.