Notícias
hora do planeta 2014

Desafio das Cidades: indo além do apagar das luzes

Suzana Camargo - Planeta Sustentável - 12/08/2014

[img1][box-leia]A competição já começou! Cidades brasileiras com soluções energéticas inovadoras e planos de mitigação das mudanças climáticas podem participar da 2ª edição nacional do Desafio das Cidades da Hora do Planeta, promovida pelo WWF-Brasil em parceria com o ICLEI (Governos Locais pela Sustentabilidade).

A iniciativa faz parte de um movimento internacional da Rede WWF para homenagear cidades do mundo inteiro que estão se tornando lugares mais verdes, de vida mais saudável e sustentável.

A escolhida aqui ganhará o posto de Capital Nacional da Hora do Planeta no Brasil e concorrerá numa seleção global a ser realizada em março de 2015, na Cidade do Cabo, na África do Sul.

Este ano 18 países vão participar do desafio promovendo estratégias de eficiência energética e desenvolvimento resiliente e de baixo carbono em setores como transporte, habitação, iluminação pública, resíduos e alimentação.

As cidades brasileiras interessadas em concorrer têm até 05/09 para se inscrever. Na página oficial do Desafio das Cidades é possível encontrar todas as informações necessárias para participar do concurso.

Esta é a segunda vez que o Brazil faz parte do evento global. Em 2013, Belo Horizonte foi a grande vencedora. A capital mineira foi escolhida por ter estratégia de baixo carbono integrada e demonstrar liderança local em ações climáticas dentro de uma economia emergente.

Atualmente 80% da população da América Latina vive em centros urbanos. Mundialmente, eles já são responsáveis por gerar 70% das emissões de CO2 no planeta. Por isso mesmo, soluções para uma vida mais sustentável e de menor impacto ambiental terão que partir das cidades.

comments powered by Disqus
Tags: