Notícias
energia renovável

Data center do Google vai usar só energia eólica

Vanessa Barbosa - Exame.com - 10/06/2013

[img1]

[box-leia]O data center do Google localizado na cidade portuária de Hamina, na Finlândia, será 100% abastecido por energia eólica, segundo anunciou a empresa em seu blog de assuntos ambientais. O gigante das buscas fechou um contrato de 10 anos para a compra de toda a eletricidade que será produzida por um parque eólico de 72 megawatts a ser construído pelo fabricante sueco O2.

Esse é o primeiro contrato de compra de energia renovável do Google na Europa, e o quarto no mundo. Quando o projeto for concluído, no início de 2015, toda a energia gerada vai fluir por uma rede elétrica que atravessa os países escandinávos até a sede na Finlândia.

Não é a primeira vez que o Google investe na redução de sua pegada de carbono. A empresa já fechou três contratos de compra de energia renovável nos Estados Unidos e tem investido mais de um bilhão de dólares no setor, ajudando a tirar do papel projetos inovadores, ou mesmo dando o empurrãozinho que faltava.

A investida vai além de uma simples ação ecofirendly. No blog, Francois Sterin, um dos gerentes da equipe de infeaetrutura global do Google, explica que além de ser bom para o meio ambiente, o uso de energia renovável tem um sentido fincanceiro no longo prazo. "É uma forma adicional de nos protegermos contra futuros aumentos nos preços da energia", afirma.