Notícias
aquecimento global

Dalai Lama lamenta derretimento das geleiras do Tibete

Redação - Veja.com - 04/04/2011

[img1]

[box-leia]Em discurso neste sábado, 2 de abril, Dalai Lama tornou pública sua preocupação com os riscos do derretimento das geleiras do planalto tibetano. Falando a cerca de 400 indianos, por ocasião das comemorações do centenário de nascimento do ex-presidente R. Venkataraman, em Nova Déli, o líder espiritual tibetano pediu atenção especial ao meio ambiente

"Considerando que milhões de indianos usam a água proveniente da cadeia de montanhas do Himalaia, temos que mostrar nossa preocupação com a preservação do planalto tibetano", disse. As geleiras tibetanas são consideradas vitais para importantes rios asiáticos como o Ganges e o Indo, que passam pela Índia, Nepal, Bangladesh, Paquistão e China. O temor é que, uma vez derretidas as geleiras, o suprimento de água para essas regiões fique seriamente prejudicado. 

De acordo com cientistas chineses mencionados por Dalai Lama, as geleiras tibetanas recuam a uma velocidade superior a das demais geleiras do mundo. "A Índia é um país livre, e deveria expressar mais seriamente suas preocupações. Não se trata de política, mas do interesse de todos, inclusive dos chineses", acrescentou Dalai Lama. Índia e China representam mais de um terço da população mundial.