Notícias
causa indígena

Cúpula Regional Amazônica lança manifesto

Sucena Shkrada Resk - Planeta Sustentável - 22/08/2011

A 1ª Cúpula Regional Amazônica de Saberes Ancestrais, Povos e Vida Plena em Harmonia com as Florestas lançou, na última sexta-feira, um manifesto* que reivindica a revisão do modelo econômico e das políticas públicas atuais com relação ao respeito dos conhecimentos tradicionais associados à natureza e contra a perda da biodiversidade e o aquecimento global. O documento pleiteia a revisão do Protocolo de Kyoto, cuja primeira fase expira em 2012.

As instituições destacaram a importância do fortalecimento do REDD+  Indígena, que priorize os direitos dos povos da floresta. Os participantes afirmaram ainda que se mobilizarão para a Cúpula dos Povos, que ocorrerá simultaneamente ao evento oficial da Rio+ 20 - Conferência das Nações Unidas em Desenvolvimento Sustentável, em junho do ano que vem. 

Segundo a COICA - Coordenação das Organizações Indígenas da Bacia Amazônica, responsável pelo evento, que ocorreu entre os dias 15 e 18 de agosto, teve a participação de aproximadamente 80 instituições de nove países da Amazônia (Bolívia, Brasil, Equador, Colômbia, Guiana, Guiana Francesa, Peru, Venezuela e Suriname). 

*Manifesto

comments powered by Disqus