Notícias
devastação da floresta

Cresce desmatamento na Amazônia em junho

Suzana Camargo - Planeta Sustentável - 22/07/2014

[img1][box-leia]As notícias não poderiam ser piores. Aumentou em 358% o desmatamento na Amazônia Legal, região que engloba nove estados brasileiros e corresponde a quase 60% do território do país. O dado é do Instituto do Homem e Meio Ambiente da Amazônia (Imazon)*, em Belém. Em junho de 2013 a área devastada era de 184 quilômetros quadrados e no mesmo mês deste ano pulou para 843 quilômetros quadrados.

Segundo os pesquisadores, o Pará foi o estado onde houve mais desmatamento (54%), seguido por Amazonas, Rondônia, Mato Grosso e Acre.

Outro estudo feito pelo mesmo instituto aponta a redução do tamanho das Unidades de Conservação e de Terras Indígenas como um dos principais responsáveis pela crescente degradação das florestas. Entre 2010 e 2012, um total de 19 unidades sofreu redução de limite ou de proteção por conta de empreendimentos de geração ou transmissão de energia.

Pesquisadores do Imazon recomendam que quando seja inevitável utilizar áreas protegidas para a construção de hidrelétricas ou de obras de infraestrutura pelo governo federal, por exemplo, que uma compensação seja feita em outro lugar – com o mesmo tamanho e relevância em biodiversidade da área afetada.

* Instituto do Homem e Meio Ambiente da Amazônia

comments powered by Disqus
Tags: