Notícias
Gustavo Rampini Rio de Janeiro: 18ª melhor cidade do mundo para pedalar
mobilidade urbana

Rio de Janeiro: 18ª melhor cidade do mundo para pedalar

Débora Spitzcovsky - Planeta Sustentável - 09/11/2011

A capital fluminense foi eleita a 18ª melhor cidade do mundo para pedalar, em um ranking de 20 municípios, pelo Relatório Copenhagenize*. Produzido pela empresa dinamarquesa de consultoria Copenhagenize, especializada no estudo do uso de bicicletas como meio de transporte, o documento analisou 80 grandes cidades do planeta, em diferentes critérios, atribuindo a cada um deles nota que varia de zero a 64. 

O Rio de Janeiro fez 30 pontos na avaliação, conquistando a 18ª posição do ranking, à frente das metrópoles de Viena e Nova York. Segundo os pesquisadores envolvidos na iniciativa, o município fluminense, que possui ciclovias há 19 anos, oferece aos ciclistas infraestrutura para se deslocar, de uma ponta a outra da cidade, sem pedalar pelas vias destinadas aos veículos. 

O município foi o único do Brasil a aparecer no ranking, mas nem por isso deixou de ser criticado pelos pesquisadores da Copenhagenize. De acordo com eles, a cidade ainda tem muitos problemas para resolver, quando o assunto é a expansão da cultura de bicicleta. Entre eles, reduzir o limite de velocidade para carros nas vias próximas às ciclovias, que atualmente é de 70km/h. A velocidade foi considerada "insana" pelos especialistas da empresa dinamarquesa. 

Com 54 pontos, a cidade holandesa de Amsterdã foi eleita a melhor do mundo para pedalar, seguida por Copenhagen, na Dinamarca. Confira o ranking completo do Relatório Copenhagenize. 

Leia também:
Bike Rio: RJ lança programa de aluguel de bicicletas
  

*Relatório Copenhagenize

comments powered by Disqus