Notícias
conferência climática

COP17 pode definir extensão de Kyoto e Fundo Verde

Débora Spitzcovsky - Planeta Sustentável - 09/12/2011

A COP17 - Conferência das Partes da Convenção-Quadro ONU para as Mudanças Climáticas termina nesta sexta-feira, 09/12, e as expectativas em Durban é de que os 193 Estados-Membros que participam do evento fechem, até o final da Conferência, um pacote climático que determine a extensão do Protocolo de Kyoto e, ainda, a criação de um acordo global que entre em vigor na próxima década. 

Outra grande expectativa da COP17 é a definição do mecanismo de governança do Fundo Verde para o Clima - ou Green Climate Fund, criado para que os países desenvolvidos financiem ações de adaptação e mitigação de emissões de GEE nas nações em desenvolvimento. 

As discussões a respeito do assunto estavam tímidas, por conta da crise econômica europeia, no entanto, nesta quinta-feira, Alemanha e Dinamarca declararam que não desistiram de contribuir para o Fundo Verde, reacendendo as esperanças de que ocorram avanços nessa questão até o final da Conferência. Juntas, as duas nações prometeram doar US$ 75 milhões, dos US$ 100 bilhões previstos no mecanismo, para os países em desenvolvimento. 

As negociações da COP17 continuam, a portas fechadas, em Durban, na África do Sul e, provavelmente, se estenderão por toda a madrugada de sábado.

comments powered by Disqus