Notícias
pacto climático

Países ricos não cumprem acordo firmado na COP15

Débora Spitzcovsky - Planeta Sustentável - 09/05/2011

Os países ricos que participaram da COP15 - 15ª Conferência das Partes das Nações Unidas sobre o Clima, em Copenhague, descumpriram o acordo estabelecido na reunião e reiterado na COP16, que previa a apresentação de um plano de assistência aos países em desenvolvimento, para ajuda-los no combate às mudanças climáticas

As nações desenvolvidas deveriam apresentar o documento à ONU - Organização das Nações Unidas até o dia 1º de maio, detalhando como pretendiam contribuir para as verbas iniciais de ajuda aos países pobres. 

No entanto, apenas duas nações se pronunciaram sobre o assunto até o prazo estabelecido na Conferência: Rússia e Ucrânia, que declararam, apenas, que não se sentem na obrigação de dar assistência aos países em desenvolvimento no combate às mudanças climáticas. 

O descumprimento do acordo pode comprometer outras metas estabelecidas na Conferência, como, por exemplo, a criação do Fundo Climático Verde, em longo prazo, que ajudaria os países em desenvolvimento a reduzir suas emissões e, também, controlar os impactos das mudanças climáticas em suas regiões mais pobres. 

A ONU, no entanto, acredita que as nações desenvolvidas ainda se pronunciarão a respeito do plano de assistência aos mais pobres e que o descumprimento do prazo é reflexo do corte de orçamento que aconteceu, recentemente, em vários países. Entre eles, os EUA.

comments powered by Disqus