Notícias
melhores fotografias

Conheça os vencedores do Wildlife Photographer of the Year 2013

Melissa de Miranda - National Geographic Brasil - 25/10/2013

[img1]

[box-leia]Os vencedores do Wildlife Photographer of the Year, um dos mais prestigiados prêmios de fotografia de natureza da atualidade, foram anunciados nesta última semana. O concurso é realizado anualmente pela BBC Worldwide e pelo Museu de História Natural de Londres. O título máximo desta edição, como Fotógrafo de natureza de 2013, foi para o sul-africano Greg du Toit.

O seu clique Essência dos elefantes traz uma manada de elefantes africanos, fotografada a apenas um metro de distância em Botswana, na reserva de caça Northern Tuli. Outros dezoito profissionais também foram premiados, cada qual em uma categoria, como a Behaviour: Cold-blooded Animals, vencida no ano passado pelo brasileiro Luciano Candisani, de National Geographic.

Neste ano, o Brasil esteve representado por Zig Koch, finalista na categoria Behaviour: Mammals com o flagra de uma capivara sendo perseguida por uma onça pintada às margens do Rio Cuiabá, no Mato Grosso. Entre os destaques da edição de 2013, está também o registro de uma mãe crocodilo com os filhotes amontoados sobre a cabeça, feito por um adolescente de apenas 14 anos. Udayan Rao Pawar, autor da imagem, recebeu o prêmio de Fotógrafo jovem de natureza. Veja mais imagens na galeria.

Ao todo, a competição deste ano contou com profissionais de 96 países diferentes e quase 43 mil inscrições. Os finalistas foram anunciados em uma cerimônia de gala no Natural History Museum de Londres, que agora sedia uma exposição do Wildlife Photographer of the Year 2013, com 100 imagens de destaque.