Notícias
saúde

Expedição médica atende ribeirinhos da Bacia Amazônica

Marina Franco - Planeta Sustentável - 20/04/2011

Uma expedição médica passa, desde o dia 16 de abril, pelos rios Sucunduri e Acari, da Bacia Amazônica, oferecendo assistência médica às comunidades ribeirinhas carentes da região. O Barco da Solidariedade, como foi chamada a embarcação, conta com dez médicos de diversas especialidades, como pediatras, dentistas, oftalmologistas, cirurgiões e fisioterapeutas. Além de medicamentos, a equipe leva material para pequenas cirurgias e óculos de leitura.

A expectativa é que 600 pessoas sejam atendidas, sendo mais de 400 delas crianças. São famílias que vivem em condições simples, em casas de madeiras ou sapé à beira dos rios, com estrutura sanitária delibitada, e se alimentam à base de farinha de mandioca. As atividades giram em torno da extração da castanha do Pará e do óleo de copaíba, entre outros produtos naturais. Geralmente, não recebem quase nenhuma assistência médica.

A expedição é realizada, até o dia 30, pela agência de turismo de pesca esportiva Pescaventura*, que desde 1998 promove acampamentos e pesca nesses rios. O objetivo é melhorar a qualidade de vida das comunidades de forma pontual e com resultados rápidos. Também foram disponibilizados barcos e motores de popa caso sejam necessários deslocamentos fluviais durante o atendimento.

* Pescaventura

comments powered by Disqus