Notícias
Curso ensina como criar comunidades sustentáveis
ecovilas

Curso ensina como criar comunidades sustentáveis

Débora Spitzcovsky - Planeta Sustentável - 19/09/2011

Em meio à crise socioambiental que o planeta enfrenta, muitos sonham em morar em comunidades sustentáveis, em que possam viver conectados à Terra e às suas necessidades. Mas como criar uma ecovila? Em 09/10, idealizadores e moradores da Ecovila Clareando, no interior de São Paulo, ministrarão curso a respeito do assunto. 

O encontro pretende esclarecer as principais dúvidas do público a respeito da construção de uma comunidade sustentável, como, por exemplo, as questões que devem ser levadas em conta na hora da compra do terreno e a melhor maneira de gerar a ecovila. 

Entre os temas previstos para o curso, estão:
- contexto histórico e principais características das ecovilas;
- formação do grupo que viverá na comunidade;
- considerações na hora da escolha do terreno;
- relação com a vizinhança e o entorno;
- análise das leis ambientais e de uso e ocupação do solo;
- modelos de propriedade de terra e
- sistemas de gestão compartilhada. 

O encontro, que ainda contará com visita guiada à Ecovila Clareando, será ministrado pelos idealizadores da comunidade sustentável, Edson Hiroshi e Sandra Mantelli, e também pelos moradores e participantes ativos da gestão da ecovila Edilson Cazeloto e Giuliana Capello, que inclusive é autora do blog Gaiatos e Gaianos, do Planeta Sustentável, em que conta a respeito da construção da ecovila e da vida em comunidade. 

Os interessados no curso Da utopia ao possível: como criar uma comunidade sustentável - A experiência da Ecovila Clareando podem se inscrever por e-mail ou pelo telefone (11) 4036-7280 até 30/09. As vagas são limitadas e o investimento no curso é de R$ 250, com apostila em CD e certificado inclusos, além de café da manhã, almoço e lanche da tarde. 

Curso Da utopia ao possível: como criar uma comunidade sustentável 
Data: 09/10
Horário: 9h às 17h
Local: Ecovila Clareando
Endereço: Bairro de Dandão - Piracaia/SP (mapa de localização)

comments powered by Disqus