Notícias
desmatamento

Como saber se seu móvel, lápis ou papel ameaçam a Amazônia?

Vanessa Barbosa - Exame.com - 10/02/2015

[img1][box-leia]Móveis, jornais, revistas, embalagens e até mesmo um simples lápis estão entre os artigos comuns do cotidiano que dependem dos recursos florestais para serem produzidos. Mas nem sempre fazemos ideia de como eles chegam até nós. Por acaso você conhece a origem da madeira que compra? A resposta pode fazer toda a diferença para manter a Amazônia de pé.

É o que alerta uma nova campanha do FSC (Forest Stewardship Council), organização independente que promove o manejo florestal responsável ao redor do mundo. Lançada nesta segunda-feira (9), a campanha em vídeo mostra como cada pessoa, representada ali pelo paulistano Luís, é responsável por estimular a exploração responsável - ou irresponsável - das florestas.

Um consumidor consciente, sugere a ONG, deve ficar atento ao selo FSC, que garante a procedência confiável e sustentável da madeira e demais produtos de origem florestal.

O filme apresenta a certificação como uma das principais armas de combate ao desmatamento. E, ao mesmo tempo em que ajuda a preservar o meio ambiente, garante ciclos maiores e por mais tempo para os proprietários rurais e assegura serviços ambientais como o controle do regime hídrico, a fertilidade dos solos e a biodiversidade.

Confira a campanha:

comments powered by Disqus
Tags: