Notícias
tecnologia sustentável

Como impressoras 3D podem mudar o mundo

Amanda Previdelli - INFO Online - 09/11/2011

Um professor no Canadá acredita que, no futuro, as pessoas poderão imprimir ferramentas e recursos que possibilitem um forte desenvolvimento econômico sustentável. Segundo Joshua Pearce, que dá aulas na Queens University em Ontario, você pode desenhar e imprimir praticamente tudo que puder imaginar. Inclusive maneiras de se sair da pobreza.

Com base nessa forte crença e com a noção de que a tecnologia já evoluiu muito e de maneira incessante, Pearce desenvolveu um concurso para seus alunos. O convite é para que eles usem a tecnologia envolvida em impressoras 3D open source para fabricar tecnologia sustentável e seus componentes. O objetivo do concurso é facilitar a troca de designs que possam ser impressos em 3D e sirvam para desenvolvimento sustentável humano e ambiental.

Qualquer um pode entrar na competição, e os designs que forem enviados serão todos em licença aberta. Não há custo para se inscrever no concurso e há prêmios em dinheiro para o primeiro lugar. Segundo Pearce, os desenhos não precisam ser necessariamente complexos, mas têm de ajudar a resolver um objetivo de sustentabilidade, seja ele água limpa ou acesso à energia ou à educação, por exemplo. Os desenhos vão ser julgados, entre outros critérios, por quão realísticos eles são.

Pearce já desenvolveu designs sustentáveis ele mesmo. É de sua autoria o projeto Recyclebot, que converte plástico - um dos materiais mais perigosos para o meio ambiente - em matéria-prima para as impressoras 3D. A ideia é que quase qualquer material, produtos às vezes encontrados no lixão local, possa ser usado como base para impressões que ajudem as comunidades locais.

comments powered by Disqus