Notícias
transgenia

Comissão Europeia publica relatório sobre transgênicos

Marina Franco - Planeta Sustentável - 19/05/2011

A Comissão Europeia publicou um relatório sobre as implicações sócio-econômicas do cultivo de OGMs - organismos geneticamente modificados, em que questiona a limitação e a falta de clareza de análises sobre as tecnologias transgênicas na Europa. A publicação, baseada em dados obtidos em estudos, pesquisas de opinião pública e testes de campo, afirma que as informações sobre os transgênicos são frequentemente baseadas em ideias preconcebidas sobre o tema.

Uma de suas conclusões é que a experiência europeia com OGMs é limitada. As análises dos dados também apontam para um cenário positivo ao investigar os impactos dos transgênicos para produtores e para a cadeia produtiva. Por exemplo: agricultores que optaram por variedades transgênicas têm maior produtividade, principalmente quando a infestação de plantas daninhas ou de pragas é mais acentuada.

Este relatório se baseou em dados fornecidos pelos países-membros da União Europeia, na literatura científica internacional e nos resultados de pesquisas financiadas pelo European Framework Programme for Research. Ele está disponível para download, assim como a publicação anterior Uma Década de Pesquisas com OGMs Financiadas pela União Europeia (2011-2010), lançado em dezembro.

comments powered by Disqus