Notícias
mudanças climáticas

Comissão debate programa antártico

Redação - Agência Câmara de Notícias - 07/10/2011

A Comissão Mista Permanente de Mudanças Climáticas vai realizar audiência publica para debater o Programa Antártico Brasileiro (Proantar). Serão convidados representantes da Marinha e dos ministérios do Meio Ambiente e de Ciência, Tecnologia e Inovação.

A iniciativa do debate, previsto para o próximo dia 19, é do senador Sérgio Souza (PMDB-PR), novo presidente da comissão mista. O objetivo é acompanhar mudanças do clima no continente Antártico e analisar seus impactos no Brasil.

O Proantar realiza, desde 1982, pesquisa nas áreas de Ciências da Terra, Ciências da Atmosfera e Ciências da Vida na Antártida. As atividades brasileiras na região são desenvolvidas na Estação Comandante Ferraz, localizada na Baía do Almirantado; em três refúgios localizados nas ilhas Elefante, Nelson e Rei George; e em navios especiais.

Nos últimos anos, as pesquisas desenvolvidas pelo Proantar têm sido objeto de emendas apresentadas por parlamentares ao Orçamento da União. No exercício de 2009, por exemplo, deputados e senadores aprovaram a destinação de cerca de R$ 19 milhões para a gestão do Programa Antártico Brasileiro.

comments powered by Disqus