Notícias
sustentabilidade ambiental

Comissão aprova programa para plantio de bucha vegetal

Tiago Miranda - Edição: Wilson Silveira - Agência Câmara de Notícias - 16/07/2012

A Comissão de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural aprovou na quarta-feira (11) o Projeto de Lei 28/11, do deputado Weliton Prado (PT-MG), que institui o programa "A Bucha Vegetal Brasileira", destinado a promover o plantio e o consumo de bucha vegetal no mercado nacional.

Segundo o texto, ficam habilitados a participar do programa os pequenos agricultores e produtores rurais. A proposta prevê capacitação e assistência técnica, como forma de elevar a produtividade, com a adoção de práticas corretas de plantio, cultivo e extração.

O relator, deputado Junji Abe (PSD-SP), elogiou a proposta e afirmou que a cultura da bucha vegetal é responsável pela geração de emprego e renda em comunidades rurais pobres.

SUSTENTABILIDADE AMBIENTAL
Fruto de uma planta trepadeira de origem africana, a bucha vegetal é uma cultura tradicional no Brasil. A partir de 1950, passou a sofrer a concorrência das esponjas sintéticas e perdeu espaço no mercado.

A bucha vegetal é um produto não poluente, biodegradável - ao ser descartado pode tornar-se adubo orgânico -, enquanto a bucha sintética constitui um resíduo sólido de difícil degradação.

comments powered by Disqus