Notícias
dinheiro público

Comissão aprova uso do Fundo do Meio Ambiente para recuperar áreas degradadas

Marcos Chagas - Edição: Talita Cavalcante - Agência Brasil - 19/05/2011

A Comissão de Agricultura do Senado aprovou hoje (19) projeto de lei que autoriza o uso pelos agricultores de recursos do Fundo Nacional de Meio Ambiente (FNMA) para a recuperação de áreas agricultáveis degradadas. A matéria, relatada pelo senador Blairo Maggi (PR-MT), ainda será submetida à votação em caráter terminativo na Comissão de Meio Ambiente. Se aprovada, vai à deliberação da Câmara dos Deputados. 

Em seu parecer, Blairo Maggi destaca que apesar das práticas modernas usadas pelos agricultores na conservação do solo, existem terras desgastadas pela erosão, que exigem investimentos "para que voltem a estar aptas para a atividade [agrícola]". 

O parlamentar afirmou, também, que o uso de recursos do Fundo Nacional de Meio Ambiente ampliará a extensão de terras agricultáveis. Ao mesmo tempo, ele ressaltou que a aplicação desse dinheiro para recuperar solos de plantio "trará benefícios ambientais, como a redução do assoreamento dos rios e o aumento da capacidade de absorção de água de chuva pelo solo".

comments powered by Disqus