Notícias
biodiversidade

Plano sobre a Diversidade Biológica em discussão

Sucena Shkrada Resk - Planeta Sustentável - 02/08/2011

O Ministério do Meio Ambiente, a UICN - União Internacional para Conservação da Natureza, o WWF - Brasil e o IPÊ - Instituto de Pesquisas Ecológicas promovem amanhã e na quinta-feira, o evento Diálogos sobre Biodiversidade: construindo a estratégia brasileira para 2020, na sede da CNI - Confederação Nacional da Indústria, em Brasília. O objetivo é elaborar o plano de ação que será responsável por implementar o CDB - Plano Estratégico da Convenção da Diversidade Biológica, para vigorar por esta década. O documento foi aprovado na COP10 - 10ª Conferência das Partes da Convenção das Nações Unidas sobre a Diversidade Biológica, realizada em Nagoya, no Japão, em outubro de 2010. 

Esse será o primeiro de cinco encontros, que deverão ocorrer, para obter a consulta de diferentes setores da sociedade. O evento reunirá representantes do MEB - Movimento Empresarial pela Conservação e Uso Sustentável da Biodiversidade, do CEBDS - Centro Empresarial Brasileiro para o Desenvolvimento Sustentável  e da CNI. As próximas rodadas serão com a sociedade civil e com governos estaduais municipais e federal; com a academia e com povos indígenas e comunidades locais. 

Todas as discussões e propostas resultarão em um documento final, que passará por consulta pública. 

As 20 metas estão divididas em objetivos estratégicos, como:
- Estímulo ao desenvolvimento sustentável;
- Conservação da biodiversidade terrestre e marinha;
- Combate aos fatores de pressão aos ecossistemas;
- Aumento do conhecimento sobre o valor da biodiversidade;
- Mobilização de recursos financeiros. 

Com relação ao setor empresarial, tópicos importantes se relacionam à incorporação dos custos da biodiversidade nas contas nacionais, à valoração da biodiversidade, à redução da poluição, ao pagamento por serviços ambientais e à implementação do Protocolo de Nagoya sobre acesso e Repartição dos Benefícios Oriundos do Uso da Biodiversidade (Protocolo de ABS). 

Leia também:
COP10 termina com acordos assinados e promessas pela manutenção da biodiversidade

comments powered by Disqus