Notícias
Wikimedia Commons Começa a construção do segundo Solar Impulse
Energia solar

Começa a construção do segundo Solar Impulse

Vanessa Daraya - Info - 16/10/2012

Os suíços Bertrand Piccard e André Borschberg começaram a construir a segunda versão do avião movido a energia solar. O objetivo da dupla é montar um Solar Impulse capaz de dar a volta ao mundo sem gastar combustível.

A primeira versão é o Solar Impulse A. Até agora, o avião já bateu recordes mundiais por viajar movido pela luz do Sol durante longos períodos, além de recordes de altitude e de durabilidade em um voo que durou 26 horas, 10 minutos e 19 segundos.

 

Mas para dar a volta ao mundo é preciso ter um avião solar ainda mais potente. Por isso, Piccard e Borschberg resolveram construir o Solar Impulse B com ajuda de várias empresas que investem no projeto.

O Solar Impulse B será maior e mais leve. Ele terá 63,4 metros de envergadura de asa e dimensão semelhante à do Airbus A340. Porém, seu peso terá 1.600 quilogramas.

As 12.000 células solares nas asas vão gerar energia suficiente para alimentar quatro motores elétricos, além de recarregar 400 kg de baterias de lítio para que o avião voe durante a noite.

Com essas melhorias, o avião suportará uma cabine maior, que dará conforto ao piloto. A cabine será revestida com um material isolante de alto desempenho, capaz de manter a temperatura estável no interior do veículo.

A previsão é que Solar Impulse B fique pronto no final de 2013. Os primeiros voos acontecerão no início de 2014.

comments powered by Disqus