Notícias
novo prazo

MMA promete proposta do Código Florestal para breve

Débora Spitzcovsky - Planeta Sustentável - 04/04/2011

A ministra do Meio Ambiente, Izabella Teixeira, afirmou nesta segunda-feira, 4 de abril, que a proposta do governo para a reforma do Código Florestal está em fase final de discussão nos ministérios da Agricultura, do Desenvolvimento Agrário e do Meio Ambiente e será apresentada à sociedade em breve. Inicialmente, o governo havia prometido a proposta para o final de fevereiro (para saber mais, leia MMA prepara texto alternativo para o Código Florestal). 

Segundo a ministra, o texto que está sendo preparado pelo governo prevê, apenas, mudanças técnicas no atual Código Florestal, que visam, principalmente, garantir que todos os produtores brasileiros passem a trabalhar na legalidade. 

Izabella Teixeira ainda deu indícios de que, se depender do MMA - Ministério do Meio Ambiente, o novo Código Florestal pode ter leis específicas para cada bioma, ao afirmar que "o governo está buscando as melhores alternativas com base na dimensão continental do Brasil, já que o que se aplica à Amazônia não se aplica, necessariamente, ao Cerrado e ao Pampa". 

A ministra encerrou seu pronunciamento - que aconteceu após encontro com empresários paulistas, na Fiesp - Federação das Indústrias do Estado de São Paulo - garantindo que o governo não cederá às reivindicações inflamadas dos setores ruralista e ambientalista e baseará sua proposta de reforma do Código Florestal no consenso entre todos os segmentos da sociedade. 

Leia também: 
Ministra do MMA não abre mão de punir quem desmatou
Código Florestal ganha Câmara de Negociação

Cientistas são contra mudanças no Código Florestal 
Código Florestal pode gerar apagão hídrico e elétrico 
Código Florestal: sua reforma pode afetar a vida urbana 
Comissão aprova mudanças no Código Florestal. E agora?

comments powered by Disqus